PERGUNTAS FREQUENTES
Disponibilizamos aqui em “PERGUNTAS FREQUENTES” uma lista de perguntas com respostas para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre: a) O que é Psicanálise; b) Quem pode ser tornar um Psicanalista; c) Questões legais sobre a psicanálise etc. Mas caso, mesmo assim, ainda tenha ficado alguma dúvida, por favor, não exite em enviar agora mesmo um e-mail para [email protected] - Breve iremos lhe responder!!!
Psicanálise é um conjunto de teorias e métodos psicológicos baseados no trabalho pioneiro de Sigmund Freud. Com seu gênio investigativo, Freud procurou inicialmente entender a natureza humana, observando suas reações e atos.
O psicanalista ajuda um indivíduo a se autoconhecer, a conhecer razões históricas relacionadas ao seu passado e que manifestam-se em seus comportamentos e angústias presentes, leva o indivíduo a buscar de forma coerente a saber mais sobre si e, a partir do método psicanalítico, reorientar seus processos mentais para o presente e para o futuro.
O psicanalista trabalha com os sentimentos e emoções, ele ouve, orienta e auxilia o indivíduo a buscar em processos inconscientes (esquecidos e recusados) as causas e respostas para a superação de dores e traumas do passado. O trabalho do psicanalista é trazer do plano inconsciente lembranças, sonhos, símbolos, através de técnicas como: livre associação de ideais, livre associação de palavras, interpretação dos sonhos, interpretação dos desenhos (símbolos). Esse processo ajuda o indivíduo a ter uma melhor compreensão de si e superar dores, traumas, complexos, medos e bloqueios. A psicanálise é também um método psicoterápico de tratamento de alterações psíquicas que causam sofrimento às pessoas, pela impossibilidade delas integrarem e expressarem mais livremente seus desejos, ou de o fazerem de modo muito turbulento. As alterações podem ser expressas de diferentes maneiras, de doenças físicas a dificuldades relacionais.
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Pois, inexistem, cursos de Psicanálise no âmbito de graduação universitária no Brasil. Concluído o Curso, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade que o formou e com esse documento pode atuar como psicanalista em todo país.
Sim, desde que tenha curso superior. O curso é dirigido a todas as pessoas interessadas em ampliar conhecimentos na área da Psicanálise. Assim, pessoas que atuem nas mais diversas áreas do conhecimento humano, tais como profissionais: Professores, Odontólogos, Médicos, Advogados, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Padres, Pastores, Teólogos, Historiadores, Escritores, Psicólogos, Sociólogos etc. Pessoas das mais diversas áreas e que desejem dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.
Observe, não existe um Conselho Federal de Psicanálise. Os conselhos são autarquias federais criadas por lei, com atribuições de supervisionar eticamente, disciplinar e julgar os atos inerentes a e exclusivos das profissões liberais de formação acadêmica reconhecidas oficialmente no país; estando, porém, a atividade psicanalítica fora dessa avaliação, pois o curso de Psicanálise é um curso livre e não vinculado a formação acadêmica, por tanto, fora do alcance das autarquias.
É o trabalho de investigação dos processos mentais que não são acessíveis de outra maneira. Acontece numa relação entre duas pessoas que se propõem trabalhar juntas, o psicanalista e o analisando. A proposta do profissional, conhecedor das teorias psicanalíticas e tendo maior conhecimento do próprio inconsciente, resultado da sua longa formação, é de acompanhar o analisando, ouvindo-o falar do modo mais livre possível, numa livre associação de suas idéias.
Essa postura vai favorecer ao analisando recordar e atualizar experiências emocionais significativas já vividas, mas não suficientemente elaboradas, e que por isso causam tensões, angústias e dores em sua vida atual. Quando o analista entende que há sentidos afetivos deslocados no tempo e na fala do analisando que ressurgem na atualização do tratamento e que escapam à sua compreensão, ele intervém, falando sobre isso, fazendo sua tradução do que observou, no intuito de oferecer ao analisando possibilidades de integrar os sentimentos e pensamentos relacionados à experiência que está sendo revivida. Essa é a regra fundamental a ser utilizada cuidadosamente nas situações psicanalíticas, ela faz surgir e organizar o fenômeno conhecido como relação transferencial com o analista, que favorece o processo psicanalítico.
As melhores técnicas para o bom desempenho psicanalítico são o diálogo terapêutico, a livre associação de ideias e palavras, a fala do analisando como meio de desmitificação das angústias, o aconselhamento, a reprogramação mental, os insights, a interpretação dos sonhos, desejos e angústias. Facultativamente, o Psicanalista pode associar elementos de áreas correlatas, como programação neurolinguística, coaching e terapias diversas.
Sim. Desde que o aluno se filie a uma Sociedade de Psicanálise reconhecida pelo Ministério do Trabalho e da Saúde nosso curso permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de psicanalista.
O curso de Formação em Psicanálise é Livre, mesmo sendo ele de cunho Superior, o MEC não se envolve com esta área. Assim, não tem registro no MEC e nem tão pouco os demais cursos de Formação em Psicanálise existentes no País. No âmbito universitário sim, existem as Especializações, tanto Strictu Sensu, quanto Lato Sensu que são reconhecidas pelo MEC e que somente as IES (Instituições de Ensino Superior) é quem podem oferecer. Em nenhuma Universidade, Centros Universitários e Faculdades são oferecidas a Formação em Psicanálise. Somente as Sociedades de Psicanálise é que podem oferecer esta formação. E, concluído seu curso, o psicanalista recebe um Certificado e Histórico Escolar, seja expedido pela Sociedade ou por uma escola credenciada, como no caso do CEPTEP que é credenciado a ministrar a Formação Profissional em Psicanálise.
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando a técnica psicanalítica nas áreas do Inconsciente, exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as metodologias e meios eficazes da psicanálise no tratamento das neuroses, psiconeuroses, perversões e tudo o que trouxer prejuízo à qualidade de vida mental do ser humano. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação acadêmica e humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.
Qualquer pessoa, desde que tenha um curso superior reconhecido pelo MEC pode cursar Psicanálise e exercer o ofício como Analista. É aberto a todos porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.
No Brasil e em qualquer lugar do mundo a psicanálise é exercida livremente e não é ainda uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País podendo o Profissional trabalhar em Empresas, Escolas, Hospitais, Clínicas de Saúde Mental, e acima de tudo poder montar seu Consultório Clínico.
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise é o Profissional que poderá ajudar a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido oferecendo uma melhor qualidade de vida a todos que dele necessitarem para fazerem as suas análises pessoais!
Podem cursar a Formação em Psicanálise Profissional oferecido pelo CEPTEP, Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, Assistentes Sociais, Militares etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise e tratar-se de suas neuroses mal resolvidas e de seus transtornos e frustrações que muitas vezes carregamos desde a nossa infância. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Psicoterapeutas e Clinicar.
Sim. O certificado é válido para que você atue como Psicanalista/Analista em todo território nacional sem problemas legais.
O estágio para o curso de Psicanálise pode ser feito utilizando-se nossa infra-estrutura na qual você atenderá pessoas com baixa renda em ambiente adequado de acordo com a escolha do aluno que está em Estágio. Será necessário que você tenha um supervisor para orientá-los em relação às sessões. Você decidirá de acordo com a agenda de atendimento da clínica social a disponibilidade para atendimento, os dias e a hora das suas consultas. É obrigatório que você compra no mínimo 200 horas de atendimentos supervisionados. O aluno em Estágio poderá prestar esses atendimentos em alguma instituição na sua cidade e da mesma forma solicitar supervisão para estes atendimentos. Os Supervisores são Profissionais da área da Psicanálise, todos credenciados pela “Sociedade Psicanalítica Miesperanza”, Instituição de credencia o CEPTEP a oferecer a Formação em Psicanalise Profissional.
É obrigatório que o aluno faça 100 horas mínimas de terapia psicanalítica para o curso com um psicanalista indicado pela Coordenação de Cursos do CEPTEP. Em seguida, após o aluno terminar as suas análises didáticas, o seu Analista entregará ao analisando uma Certidão de Análises Didáticas onde vai comprovar que ele agora está apto para iniciar o seu Estágio Supervisionado sob a Supervisão de um Professor Supervisor que vai durante todo o Estágio estar orientando o aluno. Esta Certidão de Análises Didáticas vai atestar para fins de filiação em Sociedade de Psicanálise no Brasil, que o aluno cumpriu o seu Estágio dessas horas de terapia psicanalítica.
Você deve antes da matrícula no Curso de Psicanálise do CEPTEP, marcar uma entrevista com o Diretor Clínico do Curso, oportunidade que poderá conhecer melhor nossa entidade e concluir a realização de sua matrícula.
Para realização da matrícula é necessário a apresentação dos seguintes documentos:
- Ficha de matrícula preenchida;
- Fotocópia do Diploma de Curso Superior;
- Fotocópia do Histórico Escolar do Curso Superior;
- Fotocópia do Título de Eleitor;
- Fotocópia do Documento de RG (Documento de Identidade);
- Fotocópia do CPF/MF (Cadastro de Pessoa Física);
- Fotocópia de Documento Comprovante de Residência;
- Uma Foto 3×4
A sua matrícula no Curso de Psicanálise se consolida quando você realiza o pagamento da matrícula e paga a primeira mensalidade do curso. Para a realização da matrícula para o curso de Psicanálise você deve:
- Preencher a ficha de inscrição e optar pelo tipo de pagamento da mensalidade;
- Pagamento da matrícula do Curso de Psicanálise;
- Pagamento da primeira mensalidade do Curso de Psicanálise.
Tanto a “matrícula” quanto as “mensalidades” poderão ser pagas da seguinte forma:
- Via boleto bancário;
- Via depósito em c/corrente;
- Via transferência bancária;
- Via Cartão de Débito;
- Via Cartão de Crédito;
- Mediante cheques nominais ao CEPTEP;
Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um Certificado que lhe dará o título de “Formação Profissional em Psicanálise” dos Campos Freud/Lacaniano. Entretanto, quem vai conceder ao aluno, o Título de Psicanalista/Analista é a Sociedade de Psicanalise, Instituição Credenciada para dar o Título de Psicanalista ao Profissional que terá a validade de 12 meses, sendo a cada ano renovada sua inscrição, desde que pague as taxas de filiação, e a partir daí é permitido que você abra seu consultório e trabalhe legalmente como Psicanalista.
- Matrícula de R$ 100,00 (cem reais)
- Hoje, o valor do curso corresponde ao total de 36 parcelas no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) pagas até o dia 20 de cada mês que dá o valor total de R$ 12.600,00 (doze mil e seiscentos reais). Após o dia 20 de cada mês a parcelas será de R$ 400,00 (quatrocentos reais), mesmo para alunos com descontos.
- Este valor de 36 parcelas de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) pagas até o dia 20 de cada mês e que totaliza a importância de R$ 12.600,00 (doze mil e seiscentos reais), caso deseje, poderá dividir em até 20, 30 e 40 parcelas consecutivas.
- O aluno poderá também, caso queira pagar à vista com desconto de 35%.
As etapas do curso de Formação em Psicanálise Profissional são as seguintes:
- 36 Meses de aulas teóricas, pelo sistema modular mensal, uma vez a cada mês, sendo elas na sexta feira à noite, sábado o dia inteiro e no domingo até as 11 horas;
- 100 sessões de Análises Didáticas, todas pagas pelo aluno, onde ele vai aprender a atender os pacientes e bem como tratar as suas angústias, neuroses e todo sofrimento que porventura tiver em sua vida;
- Realizar seu Estágio Supervisionado, onde após passar pelas Análises Didáticas e estiver já no 30° Módulo poderá iniciar seu Estágio que consiste em atender um paciente com no mínimo de 20 sessões sob a supervisão de um Psicanalista Supervisor;
- Após concluir seu curso, depois de passar pelo tripé acima, o aluno passará por uma banca examinadora a fim de provar seus conhecimentos e sua competência profissional para atuar como psicanalista/analista;
- E, por último, se filiar em uma Sociedade Psicanalítica do Brasil e dela receber o credenciamento para poder Clinicar e atuar como de fato Psicanalista/Analista.
Funciona através de aulas presenciais, com Professores de grande competência acadêmica, todos Mestres, Doutores e Especialistas nas áreas da Psicanálise. Todos com experiencia de Clínica e atendimentos a pacientes.
Através das Análises Didáticas em número de 100 análises, todas pagas pelo aluno e também com a prática do Estágio Supervisionado de 200 horas/aulas.
Sim, desde que munido dos documentos necessários, se filie numa Sociedade de Psicanálise e seja por ela credenciado como Psicanalista/Analista você poderá montar seu consultório ou clínica de Psicanálise.
Sim, você precisa estar filiado a uma Sociedade de Psicanálise e possuir Carteira Profissional emitida pela entidade válida por um ano e renovada anualmente.
É uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País podendo o Profissional trabalhar em Empresas, Escolas, Hospitais, Clínicas de Saúde Mental, e acima de tudo poder montar seu Consultório Clínico.
Não. O certificado de conclusão é uma prova de que o aluno possui uma Formação Superior Profissional em Psicanálise. Quem habilita o profissional para exercer a profissão de Psicanalista é a Sociedade de Psicanálise da qual ele fará parte e por ela será credenciado.
É uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII.
Sim. Qualquer pessoa que possuir Curso Superior reconhecido pelo MEC poderá cursar Psicanálise. Em hipótese nenhuma se aceitará alunos com somente o segundo grau.
A atividade Psicanalítica é aberta a todo e qualquer profissional de curso superior desde que tendo a Formação em Psicanálise, seja filiado em uma Sociedade Psicanalítica, está credenciado a trabalhar como psicanalista/analista.
Constará o Nome completo do aluno, RG, CPF e que o aluno possui a “Formação em Psicanálise Profissional” com carga horária de 3.044 horas/aulas com Certificação pelo CEPTEP – Centro de Estudos Psicanalítico, Teológico, Educacional e Pedagógico.
A Psicanálise surgiu a partir de observações feitas por Freud durante o tratamento de sintomas histéricos. A obra de Freud acabou se tornando uma referência importante no estudo não só das psicopatologias, neuroses, psicoses e perversões, mas do desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. A Psicanálise não é regulamentada (não existe “faculdade de Psicanálise”), e a formação nos institutos sérios leva, em média, oito anos. A formação em Psicanálise inclui leituras, seminários e a análise pessoal. Médicos e psicólogos podem ser psicanalistas, mas não necessariamente um psicanalista é médico ou psicólogo.
O CEPTEP se conduz pelo Código de Ética da Sociedade Psicanalítica Miesperanza, bastando ao profissional procurar se pautar pelo Código de Ética para poder praticar com dignidade e competência o seu ofício.
O psicanalista atua basicamente em três áreas distintas, a saber: individual, grupos e instituições.
- Nos atendimentos individuais, o foco estará na análise de visão de mundo da pessoa, que deverá ser estimulada ao relato de seus sentimentos, dúvidas e traumas.
- Nos grupos, o psicanalista deverá trabalhar ideias e relacionar as experiências de cada indivíduo de maneira conciliada, tendo como foco a identificação de vontades intrínsecas e de desejos reprimidos pelos participantes das sessões.
- Já nas instituições, o profissional da psicanálise seguirá um plano de atuação, uma vez que representará os serviços de uma empresa ou entidade de acordo com seus padrões e políticas.
Na aplicação de suas funções, o psicanalista analisará as experiências e as relações interpessoais do indivíduo para que seja possível identificar seus desejos inconscientes ainda que ainda não foram satisfeitos ou que estão “aprisionados” por algum medo ou insegurança decorrentes de sua trajetória de vida. Depois de estudar todas essas questões, o psicanalista indicará o tipo de tratamento mais adequado em função de suas interpretações psíquicas e do comportamento que o indivíduo apresentou durante as sessões, que pode ser através de métodos terapêuticos ou a base de medicamentos. E por fim, o psicanalista acompanhará a evolução do tratamento e constatará a saúde mental e emocional do indivíduo analisado, algo extremamente importante para que a psicanálise, de fato, promova benefícios na vida das pessoas.
O CEPTEP, oferece a “Formação em Psicanálise Profissional”, com uma carga horaria de 3.044 horas/aulas o que equivale a uma graduação. Por pertencer ao campo das Sociedades de Psicanálise, e estas não estarem ligadas ao MEC, assim o Título que o formando vai receber é de “Formação em Psicanálise Profissional”. As pós-graduações são todas elas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. Portanto a Formação em Psicanálise não é uma pós-graduação.
Sim. Os nossos alunos em processo de Estágio Supervisionado estão aptos para atender o público em geral sem cobrar nada pelas consultas, uma vez que estão cumprindo seu Estágio Supervisionado e Profissional. Os interessados devem procurar a Instituição para serem cadastrados e assim serem atendidos pelos nossos alunos.